terça-feira, 9 de junho de 2009

Clima

O continente Asiático apresenta muitos contrastes climáticos. Suas terras são cortadas ao norte pelo círculo polar ártico e ao sul pelo equador. Devido à variação da latitude, o continente possui desde clima quente até o mais rigoroso clima frio. O relevo é outro fator climático que se destaca, pois as montanhas e planaltos fazem baixar as médias térmicas e justifica o aparecimento de neves eternas até baixas latitudes. Os ventos também têm grande importância sobre a distribuição da chuva, principalmente no sul e sudeste, onde sopram as monções. Em geral, na Ásia há seis tipos de climas: equatorial, de monções, temperado, desértico, ártico e por fim, mediterrâneo.
Clima equatorial: Compreende em uma estreita faixa próxima ao equador, onde as temperaturas anuais têm média de 25 a 26ºC. As chuvas se repartem regularmente, fazendo com que não existam estações de seca. A umidade relativa fica em torno de 80%.
Clima de monções: É pluviométrico e divide as estações secas e chuvosas. As estações são bem distintas: em épocas de chuvas cai quase o total de precipitações e durante a seca as chuvas faltam por completo.
Clima temperado: Pertencem a este grupo os climas da China, Japão, Coréia, Manchúria, Sibéria centro-meridional e certas áreas da Ásia central. Por influência principalmente das latitudes e altitudes, possui o continente todos os tipos de clima temperado: oceânicos e continentais, frios e subtropicais, monçônico e desértico. Nessas regiões as médias térmicas raramente sobem a mais de 20ºC e as estações são bem definidas.
Clima desértico: As regiões desse clima começam no mar Vermelho, e vai à Mongólia. Os desertos mais ocidentais que possuem menores altitudes são arenosos e quentes todo o ano. Os demais que se situam nas maiores altitudes e latitudes médias são pedregosos, registrando, no inverno, a queda de neves, enquanto no verão o sol é muito quente.
Clima ártico: Predomina no inverno rigoroso com média anual de 0ºC. em alguns casos, a temperatura chega a menos que isso como em Verkhoyyansk, onde o terremoto pode descer a –70C. Os verões são de pouca duração e são pouco quentes, não chegando a desgelar totalmente o solo.
Clima mediterrâneo: São típicos da Ásia ocidental, com verões secos e quentes e invernos suaves, sem muito frio. As chuvas caem regularmente nas estações frias.

11 comentários:

  1. Amei a introdução de vocês me ajudou muito, porque os outros sites vão logo falando sobre o clima e esquecem de explicar como cada um se forma

    ResponderExcluir
  2. Amei a introdução de vocês me ajudou muito, porque os outros sites vão logo falando sobre o clima e esquecem de explicar como cada um se forma

    ResponderExcluir
  3. "O clima está ficando cada vez mais frio , não pelo clima que gradativamente está mudando , mais sim pelo sentimento mais puro que está morrendo : O AMOR !"

    Da Silva , EULÂMPIO .
    hasuahsuhaushauhsuahsuahushaushuashuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuashauhsuahsuahsuahsuahsuhushaushaushuashuashausaushasuh


    Boa pag parabéns

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir