terça-feira, 9 de junho de 2009

O Relevo

O relevo da Ásia é marcado pela instabilidade, pois nesse continente estão as diversas linhas de contato entre as placas tectônicas, onde ocorrem os abalos sísmicos e as atividades vulcânicas. Encontramos dobramentos modernos, planaltos antigos e planícies de sedimentação fluvial. O relevo asiático também é bastante variado. Lá se encontra a maior depressão do mundo: o Mar Morto que está a 392m abaixo do nível do mar, e o ponto mais alto: o Monte Everest com 8.848m, que é como uma “murada” que divide a China e a porção sul do continente, tendo 2.800 km de extensão. O continente também se caracteriza pelas inúmeras penínsulas, montanhas e planaltos.

Montanhas e planaltos Na região central destacam-se uma zona de planaltos e outra de cordilheiras. Entre as montanhas está a cordilheira do Himalaia, onde se localiza o monte Everest, de 8.848 m, o mais alto do mundo. Junto ao Himalaia, estende-se a área conhecida como 'telhado do mundo', com mais de 6.000 m de altitude, abrangendo os planaltos de Pamir e Tibete. Existem outros planaltos mais antigos, como o da Arábia e o do Decão.
PlaníciesAs planícies estão ligadas às bacias hidrográficas. A planície da Mesopotânia está situada entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates. É uma região que apresenta enormes atividades agrícolas, por isso é chamada de crescente fértil, e na qual se acredita ter sido a primeira região a ser cultivada da história; a planície Indo-Gangética ocupa o norte da Índia e têm uma grande importância econômica pelo fato de ser atravessada pelos rios Indo e Ganges. Através do atrito das águas destes rios, ocorreu uma erosão de montanhas, cujos sedimentos foram acumulados e formaram tal planície; a planície da China e da Manchúria destacam-se no Leste asiático, por permitirem o desenvolvimento agrícola em larga escala, através de um solo de grande fertilidade.

Para lembrar:
A Ásia possui também grandes lagos, que formam bacias hidrográficas fechadas. Os mais importantes são o mar Cáspio (o maior lago salgado do mundo),o mar de Aral, o Baikal e o Morto. E as suas montanhas se formam a partir do acúmulo significativo do magma sob uma placa continental. Quando ele está em grande quantidade, acaba proporcionando a elevação de uma região dando origem a uma montanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário